CARACAS - A Venezuela está na "direção certa" e avança a "grande velocidade" para a redução do percentual de pessoas que sofrem de fome, uma das Metas do Milênio estabelecidas até 2015, avaliou este sábado (16/10) o representante da FAO no país sul-americano, Alfredo Missair.
"O que se está conseguindo na Venezuela no campo da alimentação é um exemplo que deve ser levado em conta na região", disse Missair durante ato do governo venezuelano por ocasião do Dia Mundial da Alimentação.
"Estamos na direção certa e a uma grande velocidade para alcançar" esta meta, acrescentou o encarregado da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
Na Venezuela, "quase 5 milhões de pessoas comem gratuitamente" graças a programas sociais lançados pelo governo, comemorou o vice-presidente Elías Jaua, também presente no ato.
Jaua destacou que os indicadores caíram também devido ao desenvolvimento de redes de comércio de propriedade estatal que vende alimentos a preços subsidiados pelo governo.
A FAO comemora este sábado o Dia Mundial da Alimentação, com um apelo à comunidade internacional para que se comprometa a erradicar a fome até 2015, um objetivo difícil de se alcançar, apesar da queda, este ano, do número de desnutridos no planeta.
Segundo números do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a Venezuela reduziu a taxa de pobreza extrema na Venezuela de 17,1% em 1998 para 7,9% em 2008, e o déficit nutricional em meninos e meninas menores de cinco anos teve uma redução de 7,7% para 3,7%.