Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos vão vigiar construção da primeira usina nuclear da Venezuela

O anúncio da construção da primeira usina nuclear na Venezuela deixou os Estados Unidos em alerta. O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Philip Crowley, afirmou que o pais vai monitorar com atenção a implementação do acordo celebrado ontem entre o presidente venezuelano Hugo Chávez, e o colega russo, Dimitri Medvedev. "Isso é algo que vigiaremos muito, muito de perto", disse Crowley, acrescentando: "Esperamos da Venezuela, da Rússia ou de qualquer outro país que busque este tipo de tecnologia a assumir seus compromissos internacionais".

Antes de embarcar para a Rússia ; a viagem internacional inclui ainda Ucrânia, Bielo-Rússia, Síria, Líbano e Irã ; Chávez adiantara que fecharia o acordo. O assunto já havia sido negociada durante visita do primeiro-ministro Vladimir Putin a Caracas, em abril passado. "Esperamos da Venezuela, da Rússia ou de qualquer outro país, que busquem esse tipo de tecnologia assumindo as obrigações internacionais", comentou Crowley.

Após cerimônia no Kremlim, Chávez incitou a Rússia a lutar contra o ;imperialismo;, durante entrevista. "A União Soviética deixou um legado, vocês são os filhos da União Soviética", assinalou o presidente venezuelano. Outro documento assinado ontem dá apoio dos dois países ao projeto da TNK-BP ; co-empresa na Rússia do grupo petroleiro britânico e terceiro produtor russo de petróleo ; de adquirir ativos da BP na Venezuela.