WASHINGTON - Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14/10) mostra que os eleitores negros estão tão motivados em relação às eleições legislativas de novembro quanto em 2008, nas quais foi eleito Barack Obama.
Encomendado pelo Wahington Post, o levantamento foi realizado pela Fundação Henry Kaiser Family e pela Universidade de Harvard. Os resultados apontaram que 80% dos democratas negros se mostram interessados ou mais interessados pelo pleito de metade do mandato - que vai determinar a margem de manobra de Obama no tempo que lhe resta na presidência - do que pelas eleições presidenciais de 2008.
O mesmo estudo revelou que 62% disseram que incentivarão outras pessoas a votar, o mesmo acontecendo com 47% dos democratas brancos e 57% do conjunto dos republicanos.
No entanto, um outro estudo, desta vez do Joint Center for Political and Economic Studies, revelou ontem a preocupação dos analistas sobre a possível falta de participação dos negros nas eleições do dia 2 de novembro por causa da ausência de Obama nas cédulas.
A taxa de participação dos eleitores negros alcançou um pico histórico nas presidenciais de 2008 com 65,3% dos votantes contra 60,3% em 2004, segundo números do Centro Pew Research.
No dia 2 de novembro, os americanos vão renovar totalmente a Câmara de Representantes, um terço do Senado, além de eleger os governadores dos 50 estados.