Beirute - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, se reuniu nesta quinta-feira (14/10) à noite, após o fim da visita oficial ao Líbano, com o chefe do Hezbollah Hassab Nasralah, que lhe ofereceu como lembrança um fuzil pertencente a um soldado israelense, informou a rede de televisão do partido xiita.
As imagens do canal Al Manar mostraram o presidente iraniano e o aliado no Líbano se abraçando e posteriormente conversando entre risadas.
Os dois líderes se encontraram "na embaixada do Irã em Beirute, onde falaram dos resultados da visita histórica do presidente Ahmadinejad em diferentes níveis", indicou o comunicado do Hezbollah recebido pela AFP.
Posteriormente, Nasralah ofereceu ao líder iraniano "como presente e em sinal de lealdade e gratidão" um fuzil pertencente a um soldado israelense, que foi apresentado como "um despojo da guerra de 2006".
O Irã é o principal aliado político e militar do "partido de Deus".
A última vez na qual os dois homens, inimigos jurados de Israel, apareceram juntos na televisão foi em 26 de fevereiro, por ocasião de uma conferência tripartite em Damasco com o outro aliado, o presidente sírio Bachar al Assad.
Os movimentos de Nasralah são secretos por razões de segurança. A última aparição pública remonta a julho de 2008.
Com esse encontro, Ahmadinejad pôs fim à polêmica visita oficial ao Líbano, que o levou a visitar nesta quinta-feira o sul do país, a apenas uns quilômetros de Israel, onde mais uma vez preconizou o "desaparecimento" do Estado hebreu.
A visita ao Líbano foi criticada pela maioria parlamentar desse país, assim como pelos Estados Unidos e por Israel, que acusam Teerã de fornecer armas ao Hezbollah, o movimento político e militar mais poderoso do país.