HANÓI - O acidente da mina San José, que deixou 33 mineiros presos sob a terra durante dois meses no Chile, poderia ter sido evitado. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (14/10) pela ex-presidente chilena Michelle Bachelet, poucas horas depois de concluído o histórico resgate.
Para a ex-presidente, vários riscos para os mineiros haviam sido identificados, mas os administradores da mina San José "não tomaram todas as medidas para evitar um acidente".
Michelle Bachelet, que entregou o poder ao atual presidente Sebastián Piñera em março com popularidade recorde, disse ainda que muito mais deveria ser feito para melhorar a segurança dos trabalhadores nas minas e em outros setores.
O resgate dos mineiros, que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo, terminou na noite desta quarta-feira, após uma bem sucedida operação.
"Estou muito feliz", comentou Bachelet, que disse ter visto em uma televisão do aeroporto de Hanói o momento da libertação do primeiro mineiro. A ex-presidente elogiou "a valentia, o valor, a disciplina e o trabalho de equipe" que permitiram o final feliz dessa história. Também felicitou "o governo, os especialistas do resgate e, claro, os mineiros".