Jornal Correio Braziliense

Mundo

O resgate dos mineiros passo a passo e o que eles fizeram ao sair

MINA SAN JOSE, 13 outubro 2010 (AFP) - O primeiro mineiro a ser resgatado da mina San José, depois de 69 dias de isolamento, foi Florencio Ávalos, seguido por um primeiro grupo considerado "hábil" para enfrentar as primeiras horas de uma operação muito aguardada e de um grupo de trabalhadores com saúde frágil.

A seguir uma lista com a ordem de saída dos mineiros e como eles se comportaram ao chegar à superfície:

JÁ SAÍRAM DA MINA

-----------------

1- Florencio Ávalos: 31 anos, capataz, casado. Irmão de Renán, outro mineiro preso sob a terra. Na saída, foi recebido pela mulher Mónica e pelo filho Byron, que chorou muito ao ver o pai.

2- Mario Sepúlveda: 40, eletricista, casado. Subiu o túnel gritando dentro da cápsula de resgate e na saída distribuiu pedras trazidas da mina às autoridades. Foi o apresentador da maioria dos vídeos do grupo.

3- Juan Illanes: 52, mineiro, casado. Veterano do conflito fronteiriço entre Chile e Argentina em 1978. Foi abraçado pela mulher e saudou as autoridades presentes.

4- Carlos Mamani: 23, operador de máquinas pesadas, casado e pai de uma filha. Boliviano e único estrangeiro do grupo. Ele se ajoelhou ao deixar a cápsula e foi recebido pela esposa e pelo presidente do Chile, que exibiam bandeiras da Bolívia.

5- Jimmy Sánchez: 19, mineiro, solteiro e o mais jovem do grupo. Muito emocionado ao deixar a cápsula, foi recebido pelo pai.

6- Osman Araya: 30, mineiro, casado, com três filhos. Ao deixar o local, abraçou a esposa Angélica.

7- José Ojeda: 46, encarregado de perfuração, viúvo, diabético e autor da famosa mensagem "Estamos bem no refúgio, os 33". Foi recebido pela filha, que tinha uma bandeira do Chile nas mãos.

8- Claudio Yáñez: 34, operador de máquina, duas filhas. Foi recebido com um longo abraço da companheira, com quem prometeu se casar antes de deixar a mina. O momento foi registrado por uma das filhas com uma câmera de vídeo.

9- Mario Gómez: 63, motorista, casado e com quatro filhas. É o mais experiente do grupo, filho de mineiro. Foi recebido pela mulher, e depois de abraçá-la, ajoelhou-se para rezar.

10- Alex Vega: 32, mecânico de máquinas pesadas, casado. No dia 22 de setembro, celebrou o aniversário no interior da mina. Fez o sinal da cruz e em seguida abraçou a esposa, Jéssica Salgado.

11- Jorge Galleguillos: 56, mineiro experiente, casado, sofre de hipertensão. Foi recebido pelo presidente Sebastián Piñera e seu colega da Bolívia, Evo Morales, que chegou ao local para visitar o compatriota Carlos Mamani, o quarto resgatado. "Bem-vindo à vida", disse Piñera ao abraçar o mineiro.

12- Edison Peña: 34, mineiro, solteiro, havia manifestado o desejo de ser resgatado o mais rápido possível. "Obrigado por acreditar que estávamos vivos", disse ao presidente Sebastián Piñera.

13- Carlos Barrios: 27, mineiro, solteiro. O mineiro deu um longo abraço no pai, Antenor Barrios, que não conteve o choro. "Obrigado a todos", afirmou Carlos para as equipes de resgate.

14- Víctor Zamora: 33, mecânico, casado. Ao sair, abraçou a esposa, Jessica, grávida de três meses. "Víctor, nós estamos agradecidos por vocês, porque nos deram um exemplo de companheirismo", disse o presidente chileno. "Muito obrigado", respondeu o mineiro, visivelmente emocionado.

15- Víctor Segovia: 48, eletricista, casado, escreveu um diário dos quase 70 dias de isolamento. Ao deixar o túnel foi saudado pelo presidente Sebastián Piñera. "Obrigado por tua liderança; vamos ler suas notas", disse Piñera ao mineiro.

16- Daniel Herrera: 27 anos, casado, o último do grupo dos mineiros considerados mais frágeis por suas condições físicas. Deixou de ser taxista para virar motorista de caminhão na mina de San José, onde começou a trabalhar em janeiro deste ano. Foi saudado carinhosamente por sua mãe, Alicia Campos. Também foi abraçado pela primeira-dama Cecilia Morel.

17- Omar Reygadas: 56, eletricista, casado, recém-contratado para trabalhar na mina. Agradeceu às autoridades e, depois de deitar na maca, exibiu uma bandeira do clube Colo Colo - o mais popular do país- e a beijou várias vezes.

18- Esteban Rojas: 44, encarregado de manutenção, saiu às 14H50, se ajoelhou e ergueu as mãos para o céu. Depois abraçou a esposa, Jessica Yáñez, a quem - depois de 25 anos de casamento civil - prometeu se casar na Igreja, numa carta que enviou enquanto estava na mina.

19- Pablo Rojas: 45 anos, encarregado de explosivos, casado. Trabalhava há menos de seis meses na mina. Abraçou efusivamente o ministro de Mineração, Laurence Golborne, e também saudou com os braços erguidos os socorristas. É primo de Esteban Rojas.

20- Darío Segovia: 48 anos, operador de máquina, casado. Foi recebido pela esposa, Jessica Chille, que tirou várias fotografias do marido enquanto ele saía da cápsula. Depois, se abraçaram longamente.

21- Yonni Barrios: 50, eletricista, casado e encarregado do acompanhamento médico dos mineiros por seus conhecimentos de enfermagem. Foi recebido no exterior da mina por uma de suas duas companheiras.

AINDA SERÃO RESGATADOS

----------------------
22- Samuel Ávalos: 43, mineiro, casado e com antecedentes no uso de entorpecentes.

23- Carlos Bugueño: 27, mineiro, solteiro.

24- José Henríquez: 54, encarregado de perfuração, casado e guia espiritual dos mineiros.

25- Renán Ávalos: 29, mineiro, solteiro, irmão de Florencio Ávalos.

26- Claudio Acuña: 44, operador de perfuradora, solteiro.

27- Franklin Lobos: 53, motorista, solteiro e ex-jogador profissional de futebol.

28- Richard Villarroel: 27, mecânico, solteiro.

29- Juan Aguilar: 49, supervisor, casado.

30- Raúl Bustos: 40, mecânico hidráulico, casado. Trabalhava como mecânico nos estaleiros da Marinha chilena em Talcahuano, porto destruído pelo tsunami de 27 de fevereiro.

31- Pedro Cortez: 24, eletricista, solteiro.

32- Ariel Ticona: 29, motorista de máquina pesada, casado. Sua mulher, Margarita, deu à luz a terceira filha durante o pesadelo dos mineiros e a batizou de Esperanza a pedido do marido.

33- Luis Urzúa: 54, topógrafo e chefe de turno, casado. É o lider do grupo.