Jornal Correio Braziliense

Mundo

Operação mais avançada para resgate de mineiros desacelera no Chile

Mina San José - A perfuradora mais avançada das três que cavam túneis para resgatar os 33 mineiros presos no norte do Chile avançou apenas dois metros no último dia, porque a rigidez da rocha obrigou paralisar a máquina e ajustar o diâmetro de perfuração, disse nesta terça-feira (5/10) uma fonte oficial.

O Plano B, a cargo de um equipamento T-130, avançou entre segunda-feira e terça-feira "apenas dois metros", totalizando 466m sobre um total de 630m, informou o engenheiro a cargo dos trabalhos de resgate, André Sougarret.

A maior dureza da rocha escavada desgastou o martelo principal de perfuração, obrigando a paralisar novamente a máquina para trocar parte das peças na noite dessa segunda-feira.

Os trabalhadores decidiram mesmo assim diminuir o diâmetro da perfuração para permitir assim o avanço a uma boa velocidade. A máquina deveria reiniciar as operações na metade da tarde desta terça-feira, segundo Sougarret.

"O martelo apresenta um desgaste excessivo, pelo qual decidimos reduzir o diâmetro (do túnel) para 26 polegadas (66cm)" das 28 polegadas em que se vinha trabalhando, explicou o engenheiro.

Sougarret esclareceu, no entanto, que a diminuição do diâmetro não significará inconvenientes para a eventual instalação de tubos de revestimento nem ao avanço da cápsula desenhada para a retirada dos mineiros, que nesta terça-feira completam dois meses enterrados.

"A cápsula tem 21,5 polegadas (54,6cm), o diâmetro interior do revestimento é de 23 polegadas (58cm). Não deveríamos ter inconvenientes na passagem da cápsula", lembrou.

O Plano B ainda precisa percorrer 164m para chegar até os mineiros. Os donos da máquina estimam que ela poderá alcançar seu objetivo no fim de semana, apesar de Sougarret ter se negado a responder quando isso ocorreria.

Uma vez totalizados os 630m, os técnicos decidirão se instalam ou não tubos de revestimento para assegurar o poço. Se não instalarem, o resgate poderá ser executado na próxima semana, mas se decidirem fazê-lo, se prolongará por mais uma semana.

Outras duas máquinas cavam em paralelo outros dutos. A perfuradora do Plano C chegou aos 265m, apesar de também ter reduzido no último domingo o diâmetro de 71cm para 44cm, com o objetivo de redirecionar a escavação, disse Sougarret.

O Plano A, no entanto, estava detido a 587m e a previsão é de que seja retomado nesta quarta-feira.