BRUXELAS - A Otan lamentou nesta segunda-feira (4/10) a morte de soldados paquistaneses em um ataque ocorrido na quinta-feira passada por helicópteros das forças internacionais. A organização também exortou Islamabad a reabrir a estrada que leva ao Afeganistão para a passagem de suprimentos para a Aliança Atlântica.
O Paquistão mantém bloqueada uma estrada na fronteira, utilizada pelos comboios da Otan para transportar mantimentos até o Afeganistão. A barreira foi feita depois que as autoridades acusaram a organização de ter matado três militares paquistaneses em um ataque com helicópteros.
"Lamento o incidente da semana passada, na qual perderam a vida soldados paquistaneses", disse à imprensa Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da Otan, após uma reunião na sede da Aliança em Bruxelas com o ministro paquistanês das Relações Exteriores, Shah Mehmood Qureshi.
"Expresso meus pêsames às famílias. Evidentemente, este incidente não foi intencional", destacou Rasmussen. Em seguida, o secretário-geral expressou sua "esperança de que a fronteira seja aberta para o transporte de mantimentos o mais rápido possível".