JERUSALÉM - O gabinete de segurança de Israel deve examinar na quarta-feira uma eventual prorrogação do congelamento parcial das construções nas colônias judaicas na Cisjordânia ocupada, A informação foi divulgada pelo jornal Haaretz.
Segundo a publicação, o gabinete deve estudar uma proposta do presidente americano Barack Obama para que Israel prorrogue durante dois meses a moratória sobre a colonização, em troca de garantias de Washington nas áreas política e de segurança.
O Haaretz afirma que obteve a informação dos nove ministros que integram o gabinete de segurança, assim como de vários dirigentes do Likud, o partido de direita do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. O porta-voz do chefe de Governo, Mark Regev, afirmou que não tem conhecimento da reunião.
Os palestinos ameaçam suspender as negociações diretas de paz com Israel - retomadas em 2 de setembro em Washington após 20 meses de suspensão - caso Israel não amplie o congelamento parcial de 10 meses da colonização na Cisjordânia que terminou em 26 de setembro.