Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cartazes que retratam italianos e romenos como ratos escandalizam a Suíça

Genebra - Misteriosos cartazes xenófobos, que desde a última segunda-feira exibem ilustrações em que três ratos - dois com camisetas romena e italiana e um terceiro com a da União Europeia - têm causado escândalo e motivado especulações no Tessin helvético (sul), onde os autores dos desenhos permaneciam sem identificação nesta quinta-feira (30/9).

Os três ratos, representados na centena de cartazes espalhados pelo cantão fronteiriço com a Itália, representam um ladrão romeno, Bogdan; um operário italiano, Fabrizio, e um certo Giulio, que representaria o ministro italiano das Finanças, Guilio Tremonti, segundo o site www.balairatt.ch ("os ratos dançam"), criado, de acordo com os meios de comunicação suíços, por uma agência de publicidade que seria a criadora da campanha.

O site denunciou no texto a "invasão" de 45 mil trabalhadores na fronteira do cantão e "a criminalidade importada".

Os cartazes provocaram uma onda de protestos na Confederação Helvética, onde os contrários à Europa ficaram conhecidos pelas campanhas especialmente agressivas.

A identidade dos autores se desconhece. Mas entre os suspeitos está o partido de direita popular com fama de xenófobo, UDC, que, contatado pela AFP, desmentiu formalmente qualquer envolvimento.

O UDC fez campanhas do mesmo estilo, exibindo ovelhas brancas expulsando as pretas e corvos representando romenos, bem como romenos e búlgaros roendo a bandeira suíça. Em outras, mulheres com véus apareciam em minaretes na forma de ogiva nuclear.