A gigante do petróleo britânica BP anunciou nesta quarta-feira (29/9) a criação de uma nova divisão dedicada à segurança com poderes ampliados, antes do novo diretor geral da empresa, Bob Dudley, assumir o cargo com a função de melhorar a imagem da companhia.
Em um comunicado, a BP afirma que Dudley pretende executar "mudanças importantes" na empresa, cinco meses depois da explosão da plataforma Deepwater Horizon no golfo do México, que provocou o maior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos.
A nova divisão "Segurança e Riscos Operacionais" terá autoridade "para intervir em todas as atividades técnicas da BP" e seus membros serão distribuídos por todos os setores, em particular "nos locais de exploração e nas refinarias", completa o texto.
A divisão será coordenada por Mark Bly, que supervisionou a investigação interna da BP sobre as causas da explosão da Deepwater Horizon.
A empresa também anunciou a saída do diretor da divisão de Exploração e Produção, Andy Anglis, cuja falta de reação foi destacada no momento do desastre.