Jornal Correio Braziliense

Mundo

Aliança conjunta de voos transatlânticos entrará em vigor em outubro

A aliança entre Iberia, British Airways (BA) e American Airlines (AA) para exploração conjunta de voos transatlânticos entrará em vigor em outubro, anunciou nesta quarta-feira (29/9) a companhia britânica.

As três empresas esperam obter sete bilhões de dólares por ano de maneira conjunta com o acordo, que permite uma cooperação comercial nos voos transatlânticos operados entre a União Europeia, Suíça e Noruega, assim como Estados Unidos, México e Canadá, afirma a BA em um comunicado enviado à Bolsa de Londres.

"O negócio conjunto terá início em outubro e dará aos clientes um maior acesso a tarifas com desconto, conexões mais convenientes e um melhor acesso à ;rede global; das companhias", completa o texto.

O acordo, que permitirá reduzir custos e enfrentar a queda de demanda, possibilitará também a Oneworld competir de maneira igual com outras grandes alianças mundiais, destaca o comunicado.

A aliança foi autorizada em julho pelas autoridades americanas e europeias, depois que as três empresas se comprometeram a facilitar a concorrência com a liberação de faixas horárias de pouso e decolagem no aeroporto londrino de Heathrow para facilitar a entrada ou expansão de concorrentes.

Paralelamente à aliança, a British Airways e a espanhola Iberia assinaram em abril um acordo de fusão que deve ser aprovado em definitivo pelos acionistas das duas companhias em novembro e criará um dos gigantes europeus do setor.