Brasília - O deslizamento de uma colina, na madrugada desta terça-feira (28/9), soterrou cerca de 300 casas no vilarejo de Santa María Tlahuitoltepec, no estado de Oaxaca, no Sul do México. Dados recentes divulgados pelas autoridades mexicanas informam que pelo menos sete pessoas morreram e mais de cem estão desaparecidas.
O governador de Oaxaca, Ulises Ruiz, afirmou, no entanto, que até mil pessoas podem ter ficado soterradas enquanto dormiam. Cerca de 9 mil pessoas vivem em Santa María. As informações são da agência BBC Brasil.
O desmoronamento do morro, de 200 metros, foi provocado por uma chuva forte que atingiu a região nos últimos dias em decorrência do furacão Karl e da tempestade tropical Matthew.
A situação é ainda mais grave porque as equipes de resgate especializadas não estão conseguindo chegar ao local. ;As chuvas continuam fortes, os rios inundaram e estamos enfrentando dificuldades para chegar até o local porque os deslizamentos bloquearam as estradas;, disse Ruiz.
O governo enviou um helicóptero a Santa María, mas ele não conseguiu pousar devido à forte neblina que cobria a região. Até a tarde de ontem apenas policiais locais e moradores trabalhavam no resgate das vítimas.
Todos os moradores da cidade estão sendo retirados de suas casas, já que ainda há risco de deslizamentos. O presidente do México, Felipe Calderón, pretende visitar a área atingida. Ele determinou que uma ação conjunta seja implementada para ajudar nas operações de resgate.
Além de Oaxaca, as regiões de Tabasco e Chiapas foram afetadas pelas tempestades e os efeitos do furacão Karl. Segundo as autoridades, é a pior temporada de chuva da história recente do México. Ao menos 15 mortes foram confirmadas e milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas.