Albuquerque - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realiza um giro relâmpago por quatro estados do país tentando estimular o voto democrata, a cinco meses de eleições legislativas em que o partido poderá perder a maioria no Congresso.
Obama iniciou o giro pelo Novo México, e depois visitará Wisconsin, Iowa e Virgínia.
A viagem de dois dias foi elaborada para impedir que o Partido Republicano controle a agenda e entre em contato com os americanos do interior do país, ansiosos frente à vacilante recuperação econômica desses estados do oeste do país considerados importantes.
Apesar disso, ele tenta reanimar as legiões de jovens eleitores que com os votos o ajudaram a chegar à Casa Branca em 2008 e que podem ser fundamentais se tentar a reeleição em 2012.
Em uma entrevista divulgada nesta terça-feira (28/9) pela revista Rolling Stone, o presidente pediu que os seguidores "se esforcem" e "saiam da letargia" para evitar um fracasso do Partido Democrata nas legislativas de 2 de novembro.
O líder da maioria democrata na Câmara dos Representantes, Steny Hoyer, tentou dissipar as dúvidas em declarações à imprensa feitas em Washington: "Manteremos (a maioria) na Câmara", assegurou. "Acreditamos que estamos fortemente posicionados para manter a Câmara e o faremos. Temos bons resultados nas pesquisas", acrescentou Hoyer.
Os americanos irão às urnas em 2 de novembro para renovar os 435 assentos da Câmara dos Representantes e 37 de 100 do Senado.