Brasília ; O México registrou nesta segunda (28/9), por volta das 6h, no município de Santa Maria Tlahuitoltepec, no Departamento de Oaxaca, um deslizamento de terra que causou pelo menos 500 mortes, deixou mais de mil pessoas desabrigadas e soterrou dezenas de casas. A expectativa é que as operações de resgate sejam intensificadas a partir desta tarde, com a chegada de especialistas de várias áreas.
As informações são da rede estatal de televisão do México, a TV Azteca. O secretário do Comissariado de Mercadorias Públicas de Oaxaca, Donato Vargas, afirmou que desde sábado (25/9) há um alerta na região em decorrência de ameaças causadas pela tempestade tropical Mateus.
[SAIBAMAIS]Equipes da Cruz Vermelha, dos Bombeiros e da Defesa Civil vão atuar em parceria com o Exército e o Instituto Estatal de Proteção Civil. O deslizamento ocorreu em uma área rural. A região é alvo de inundações provocadas por chuva e tempestades.
O Instituto Estatal de Proteção Civil divulgou comunicado, na semana passada, informando que havia riscos de transbordamento dos rios Espírito Santo e Ostuta, assim como de tempestades e chuva intensas. A orientação era para que as pessoas se mantivessem em alerta em relação aos boletins meteorológicos e evitassem as áreas de montanha e rios.