Paris - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, reafirmou na noite deste domingo, em Paris, que as negociações de paz entre palestinos e israelenses serão uma "perda de tempo" se Israel retomar a colonização nos territórios ocupados.
"Se Israel não prorrogar a moratória sobre a colonização, o processo de paz será uma perda de tempo", declarou Abbas ao final de um encontro com representantes da comunidade judaica da França.
O presidente palestino havia anunciado, pouco antes, que a Liga Árabe se reunirá por iniciativa dele, em 4 de outubro, para analisar a continuidade das negociações de paz, ameaçadas pelo fim da moratória israelense.
"Expusemos aos membros do comitê de acompanhamento árabe os intensos esforços americanos mobilizados nas negociações", disse Abbas à AFP no avião que o levou de Nova York a Paris.
"O comitê central do Fatah, a direção palestina e o Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina vão se reunir para analisar a manutenção das negociações".
Abbas se reunirá, na segunda-feira, com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e com o premier, François Fillon.
A comunidade internacional, inclusive a França, exortou Israel a prorrogar a moratória de novas construções nas colônias, que expira este domingo e cujo prolongamento é exigido pelos negociadores palestinos para prosseguir com as negociações e paz.