Jornal Correio Braziliense

Mundo

Onda de violência no México causa a morte de prefeito, o quarto neste mês

Brasília ; A onda de violência no México fez nesta sexta-feira (24/9) mais uma vítima. O prefeito da cidade de Dr. Gonzalez, Rodrigues Salinas, foi assassinado em frente à sua casa. Salinas é o quarto prefeito morto em menos de um mês no país. Para as autoridades mexicanas, as mortes resultam das ações de combate contra os cartéis de tráfico de drogas e de pessoas.

O presidente do México, Felipe Calderón, em um comunicado, condenou a violência e comprometeu-se a manter os esforços em busca de aumentar a segurança no país.

A cidade fica no estado de Nuevo León, na fronteira com os Estados Unidos. A área é considerada foco de violência. Há pouco mais de um mês, um grupo de 72 imigrantes, entre eles três homens e uma mulher brasileiros, foram brutalmente assassinados em uma fazenda próxima à cidade de San Fernando ; em Tamaulipas.

As autoridades mexicanas atribuíram o crime ao cartel de Los Zetas. Mas um outro grupo também atua nessa região é o cartel do Golfo. As quadrilhas são acusadas de sequestros, assaltos, assassinatos, além do tráfico de drogas e pessoas. Os grupos controlam o trânsito de imigrantes ilegais que tentam ultrapassar a fronteira que separa o México e os Estados Unidos.

Estimativas do governo indicam que cerca de 500 pessoas foram vítimas dos cartéis apenas neste ano. Desde o mês passado, o governo Calderón intensificou o combate às ações dos cartéis e prometeu aumentar a segurança para a população mexicana.