Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama parabenizou Santos pela morte do principal líder militar das Farc

Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou nesta sexta-feira (24/9) o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pela ação que culminou na morte de Victor Julio Suárez Rojas, conhecido pelos codinomes de Mono Jojoy e Jorge Briceño Rojas. Ele era considerado o principal líder militar das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), maior grupo guerilheiro do país. A ação policial que levou à morte de Rojas foi deflagrada ontem na região de Meta, na Colômbia.

Obama e Santos se reuniram no fim da manhã de hoje, no intervalo da 65; Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. As informações são da Presidência da República da Colômbia e do Departamento de Administração de Segurança daquele país.

;Ontem foi um grande dia para a Colômbia. Houve um extraordinário trabalho das Forças Armadas. A morte de um dos líderes mais importantes da guerrilha representa um enorme significado para a paz do país;, disse o líder norte-americano.

O presidente dos Estados Unidos reiterou ainda o apoio à Colômbia nas ações de combate ao narcotráfico e às guerrilhas. ;As Farc sofreram um duro golpe. O presidente da Colômbia tem todo o nosso apoio. Tanto a Colômbia como toda a região vão receber apoio do governo dos Estados Unidos para continuar a luta contra o terrorismo;, disse Obama.

A operação das Forças Armadas que culminou na morte do principal líder guerrilheiro das Farc foi batizada de Sodoma e envolveu 30 aviões e 27 helicópteros. Segundo os militares, 20 guerrilheiros foram capturados, mas o processo de identificação dos presos ainda está em curso. O governo colombiano ainda não informou quantas pessoas morreram na operação.