Teerã - Doze pessoas morreram e 20 ficaram feridas na explosão de uma bomba nesta quarta-feira (22/9) durante um desfile militar em Mahabad (noroeste do Irã), anunciaram as autoridades, que destacaram que a maioria das vítimas são mulheres e crianças.
A bomba, que segundo o canal de televisão Al-Alam estava escondida em uma bolsa, foi detonada no momento em que uma multidão assistia a um desfile militar por ocasião do 30; aniversário do início da guerra contra o Iraque (1980-1988).
O chefe de polícia da província do Azerbaijão Ocidental, onde fica Mahabad, afirmou que a explosão aconteceu em meio a um grupo de mulheres que acompanhava o desfile, segundo a agência de notícias Mehr.
"O atentado ocorreu a 50m do pódio oficial. Entre os mortos estão as esposas de dois comandantes militares da cidade", afirmou o governador da província, Vahid Jalalzade, citado pela agência oficial Irna. "Vinte pessoas ficaram feridas, quatro delas em estado grave. Praticamente todas as vítimas são mulheres e crianças", completou
"Elementos contrarrevolucionários cometeram este ato selvagem para vingar-se da população de Mahabad, que sempre apoiou as Forças Armadas", disse, sem esclarecer a quem fazia referência.
Mahabad é uma cidade majoritariamente curda, localizada em uma região que registrou confrontos armados nos últimos anos e atentados atribuídos por Teerã aos rebeldes curdos.