O grupo islamita Al-Qaeda reivindicou o sequestro de cidadãos franceses no Níger, noticiou esta terça-feira (21/9) a emissora de TV Al-Jazeera, do Catar.
"A Al-Qaeda no Magreb Islâmico reivindicou o sequestro de cinco cidadãos franceses no Níger, alguns dias atrás", destacou a emissora em seu site na internet.
Os franceses, que incluem um casal, estão entre sete pessoas sequestradas na quinta-feira. Todos trabalham para empresas francesas relacionadas com a mineração de urânio na região de Arlit, no norte do Níger.
Os outros dois reféns são de Togo e de Madagascar.
Mais cedo, o governo do Níger disse que os sequestradores são todos "filiados" ao AQIM. "Nós não recebemos reivindicações de responsabilidade, mas analisamos a informação que nos chega. Também analisamos as evidências que coletamos", disse o porta-voz do governo, Laouali Dan Dahhe.
"Com base nesta evidência, estamos em posição de afirmar que o grupo responsável por este inaceitável sequestro é um grupo filiado ao grupo de (Abdelhamid) Abou Zeid, que é ele próprio ligado à Al-Qaeda", afirmou.
Zeid é o líder da AQIM no norte do Mali.
Aviões militares franceses sobrevoavam o deserto oeste-africano esta terça-feira em um esforço para localizar os reféns.