Jornal Correio Braziliense

Mundo

Queda de helicóptero mata nove soldados da Otan no Afeganistão

Cabul - Nove soldados da força internacional da Otan morreram nesta terça-feira (21/9) na queda de um helicóptero no sul do Afeganistão, anunciou a Aliança Atlântica, que não mencionou disparos contra o aparelho, apesar do movimento talibã ter reivindicado um a ataque.

Com as novas baixas, o número de militares estrangeiros mortos no decorrer do ano no Afeganistão sobe a 529, fazendo de 2010 o mais violento dos nove anos de guerra. Em 2009 morreram 521 militares estrangeiros.

"Nove soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) morreram no acidente de um helicóptero no sul do Afeganistão", afirma um comunicado da Otan. "Um soldado da Isaf, um soldado afegão e um civil americano ficaram levemente feridos", completa o texto. "Nenhuma informação apontou tiros inimigos na zona, estamos investigando a causa do acidente", destaca ainda o comunicado.

Pouco depois, no entanto, os talibãs anunciaram que derrubaram um helicóptero da Otan nesta terça-feira.

"Derrubamos um helicóptero das forças estrangeiras no distrito de Daychopan e matamos mais de 10 soldados", declarou à AFP Yusus Ahmadi, porta-voz dos extremistas.

A Otan não revelou a nacionalidade dos soldados mortos.