Jornal Correio Braziliense

Mundo

ONU pede a Israel manutenção da moratória sobre colonização

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exortou Israel nesta segunda-feira (20/9) a prorrogar a moratória sobre a colonização na Cisjordânia, durante uma reunião com o presidente israelense, Shimon Peres, na sede da ONU.

"O secretário-geral destacou a importância de se ampliar o prazo e o alcance" da moratória do governo israelense sobre a colonização na Cisjordânia, disse uma fonte da ONU.

Ban e Peres "falaram sobre a necessidade de se manter a calma e criar um ambiente propício para o sucesso das negociações" com os palestinos.

O chefe das Nações Unidas "reafirmou sua convicção de que as negociações são a única maneira de Israel e os palestinos resolverem suas disputas".

A Alta Representante da União Europeia para Assuntos Externos, Catherine Ashton, se pronunciou no mesmo sentido após se reunir com a chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton.

"É óbvio que há potencialmente um impulso nas conversações, mas é igualmente claro que é preciso prorrogar a moratória sobre a colonização", disse Ashton.