Jornal Correio Braziliense

Mundo

Sarkozy e Merkel conversam nos Estados Unidos após polêmica sobre ciganos

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, desejaram nesta segunda-feira (20/9) em Nova York colocar um ponto final na polêmica entre seus dois países em torno das expulsões de ciganos da França.

Depois de um encontro bilateral paralelo à cúpula da ONU sobre as Metas do Milênio para o Desenvolvimento, a presidência francesa informou que Sarkozy e Merkel ficaram "surpresos com a polêmica midiática irrisória e sem fundamentos" que surgiu depois do Conselho europeu de Bruxelas em 16 de setembro.

[SAIBAMAIS]Durante uma coletiva de imprensa posterior à cúpula em Bruxelas, Sarkozy afirmou que a chanceler alemã apoiava sua política de expulsão dos ciganos, muito criticada na Europa.

Berlim desmentiu imediatamente essa e outras afirmações do governante francês, o que o chefe da diplomacia alemã, Guido Westerwelle, qualificou como um "mal-entendido".

O encontro bilateral de cerca de 40 minutos na sede da ONU em Nova York foi proposto pela Alemanha, apesar de responder à "vontade comum" dos dois dirigentes, informou a presidência francesa.