MADRI - A organização separatista armada basca ETA "se compromete" em um novo comunicado com a chamada declaração de Bruxelas, assinada por várias personalidades, na qual foi pedido um cessar-fogo verificável, informou neste sábado o jornal independentista basco Gara.
"O ETA se compromete com a Declaração de Bruxelas", indica neste sábado o Gara, habitual canal de comunicação da organização separatista armada basca, em sua edição eletrônica, indicando que no domingo sua edição impressa publicará o comunicado na íntegra.
"O ETA apresentou um novo comunicado, dirigido desta vez para a comunidade internacional e, mais concretamente, para aqueles que assinaram a Declaração de Bruxelas, no qual mostra a sua disposição em analisar conjuntamente os passos necessários para uma solução democrática para o conflito basco, incluindo os compromissos que o ETA deve adotar", acrescentou o Gara.
A Declaração de Bruxelas divulgada no dia 30 de março e assinada por importantes mediadores internacionais faz "um apelo ao ETA para que apoie este compromisso declarando um cessar-fogo permanente e completamente verificável".
A nova mensagem da organização separatista armada basca é divulgada treze dias depois de o ETA ter anunciado a sua decisão de "não efetuar ações armadas ofensivas" em um vídeo.