O furacão Karl perdeu força na noite desta sexta-feira (17/9) ao avançar sobre a costa atlântica do Golfo de México e se transformou em tormenta tropical, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
Karl, que chegou a furacão da categoria três, atingiu a terra ao norte da cidade de Veracruz e perdeu força até passar a tormenta tropical, por volta da 00h01 GMT deste sábado (21h01 Brasília).
"Enfraqueceu rapidamente ao passar sobre as altas montanhas do México", com ventos de 115 km/h, destaca o NHC.
Como tormenta tropical, Karl segue em direção oeste-sudeste a 15 km/h e está a 115 km de Puebla, capital do estado de mesmo nome, onde ao menos duas pessoas morreram pelas fortes chuvas provocadas pelo fenômeno.
Segundo a Defesa Civil, uma mulher de 61 anos e uma menina de dois anos morreram em um deslizamento de terra na região montanhosa de Puebla.
As chuvas provocadas por Karl atingirão uma zona que vai do centro do México até a fronteira com a Guatemala, colocando em emergência 12 estados.
O México vive o que o governo qualifica de a pior temporada de chuvas de sua história, e nas últimas duas semanas as inundações já deixaram 27 mortos e quase um milhão de afetados.
Karl deve continuar perdendo força até se dissipar, na noite de domingo.
Outro furacão, Igor, de categoria dois, está 965 km a sul-sudeste das Bermudas, com ventos de 165 km/h, e pode atingir o arquipélago no domingo, segundo o NHC.
Um terceiro furacão, Julia, de categoria um, avança pelo Atlântico com ventos de 120 km/h.