Miami - O furacão Igor perdeu força no Atlântico nesta sexta-feira (17/9) e os ventos caíram para 165km/h, enquanto avança para o noroeste, em direção ao arquipélago das Bermudas, onde poderá chegar no próximo domingo, informou o Centro Americano de Furacões (NHC).
O Igor enfraqueceu para um furacão de categoria dois na escala Saffir-Simpson, com um máximo de cinco, de acordo com o último relatório do NHC.
O furacão estava, às 21h GMT (18h de Brasília) a 1.025km ao sudeste das Bermudas, e nas próximas horas poderá enfraquecer gradualmente, informou o organismo.
A passagem do Igor causará aumento da maré e fortes ondas durante o fim de semana na ilha Espanhola (dividida por República Dominicana e Haiti), nas Bahamas, e em setores da costa leste dos Estados Unidos, antes que os ventos se aproximem das Bermudas.
Atrás do Igor, o furacão Julia também se desloca pelo Atlântico e foi enfraquecendo nas últimas horas. Às 21h GMT (18h de Brasília), os ventos estavam a 120km/h e a rota se mantinha inalterada, sem representar uma ameaça para nenhum território ou zona habitada, disse o NHC.
O Karl foi o primeiro furacão a atingir a terra na atual temporada ciclônica do Atlântico, que dura seis meses, de junho a novembro.