Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líder político paquistanês é encontrado morto em Londres

Um importante líder político paquistanês, Imram Farooq, dirigente do Muttahida Qaumi Movement (MQM), foi assassinado na quinta-feira em Londres, informaram os canais de televisão BBC e Sky News.

Imran Farooq foi encontrado com ferimentos na cabeça e com marcas de facada no bairro de Edgware, ao norte de Londres, às 17H30 locais (13H30 de Brasília).

A polícia confirmou que no horário citado recebeu uma ligação que relatava um incidente grave no distrito. "A polícia encontrou um homem asiático, de 50 anos, com ferimentos de arma branca e na cabeça. Os médicos tentaram salvá-lo, mas foi declarado morto no local, às 18h37 (14h37 de Brasília), afirmou um porta-voz da polícia metropolitana.

"Os familiares foram informados sobre a morte", completou, antes de informar que até o momento não foram efetuadas prisões.

De acordo com dirigentes do MQM no Paquistão, entrevistados pela BBC, Farooq Amram vivia no exílio em Londres desde 1992 e não retornara mais ao país. Ele era procurado pelas forças de segurança paquistanesas.

O MQM governa de maneira rígida Karachi, a maior cidade do Paquistão, há 22 anos.

O período foi marcado por muitos crimes políticos violentos.

O assassinato em Karachi, mês pasado, de um advogado do MQM, Haider Raza, desencadeou uma nova onda de violência étnica e política na cidade, com um saldo de 85 pessoas mortas.

O MQM foi fundado para uma parcela de milhões de muçulmanos que fugiram da Índia durante a divisão sangrenta da antiga colônia britânica, em 1947. Representa em Karachi a parte da população, majoritária, de língua hindi.