Jornal Correio Braziliense

Mundo

Leiloado 'Checkpoint Bravo', posto fronteiriço entre as duas Alemanhas

Berlim - Um dos famosos postos fronteiriços entre as antigas República Democrática Alemã (Alemanha oriental) e República Federal Alemã (Alemanha ocidental), conhecido como "Checkpoint Bravo", e que ficava no sudoeste de Berlim, foi arrematado em leilão nesta quinta-feira (16/9) por 45 mil euros por um comprador anônimo, observou um jornalista da AFP no local.

Diferente do "Checkpoint Charlie", que foi posto de passagem entre o leste e o oeste da cidade reservado aos estrangeiros, o posto "Checkpoint Bravo" de Dreilinden, administrado pelas forças aliadas, era uma das passagens por onde transitava a população alemã.

Um comprador anônimo ofereceu, por telefone, o lance de saída de 45 mil euros, em uma venda que não teve outras ofertas.

O lote inclui um terreno de 15 mil metros quadrados, abandonado e colado a uma auto-estrada, que inclui os vestígios de uma ponte sobre um canal, bem como um antigo café com as vitrines quebradas e a fachada coberta por pichações.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a queda do Muro, em 1989, Berlim ocidental era um enclave na RDA, gerido pelas forças aliadas (americanas, britânicas e francesas), enquanto os soviéticos administravam Berlim oriental.