O Conselho da Europa propôs nesta quinta-feira (16/9) uma reunião de alto nível de seus 47 Estados membros com a União Europeia (UE) para lançar um processo destinado a melhorar a integração socio-econômica dos ciganos, anunciou o secretário-geral Thorbjoen Jagland.
Jagland está em Estrasburgo, na França, onde se reúne periodicamente com os chefes da diplomacia dos países membros.
"É uma iniciativa para ajudar a superar os problemas imediatos e de longo prazo referentes aos direitos e deveres das comunidades ciganas em toda a Europa", indicou um comunicado divulgado em Estrasburgo.
[SAIBAMAIS]O objetivo do encontro será "em um primeiro momento, esclarecer as normas do Conselho da Europa e da União que se aplicam aos migrantes de populações ciganas", explicou Jagland. "Depois, queremos lançar um processo que reúna o Conselho da Europa, a UE e os governos nacionais, sobre ações concretas destinadas a melhorar a integração econômica e social dos ciganos na Europa", afirmou.
Jagland defendeu que "este é um problema que concerne toda a Europa, e que requer uma resposta pan-europeia".
"A marginalização econômica e social (dos ciganos) e todos os problemas que isso acarreta não se limitam a um grupo ou a um país", destacou.
Na sexta-feira, Jagland prevê reunirse com o secretário de Estado francês para Assuntos Europeus, Pierre Lellouche, para discutir esta proposta.