Jornal Correio Braziliense

Mundo

Vítimas britânicas de pedofilia pedem informações ao papa

Vítimas britânicas de sacerdotes pedófilos fizeram um apelo nesta quarta-feira ao papa Bento XVI, que chega amanhã ao Reino Unido, para que entregue todas as informações relativas aos crimes às autoridades dos países em questão.

"Precisamos que o papa diga: ;vou entregar toda a informação que tenho sobre os sacerdotes que cometeram abusos sexuais, estejam onde estejam no mundo, (...), às autoridades dos países onde essa gente é protegida;", declarou Peter Saunders, diretor da Associação Nacional de Vítimas de Abusos Sexuais na Infância.

Segundo um porta-voz do episcopado britânico, o pontífice pode se encontrar com vítimas de sacerdotes pedófilos durante sua viagem à Grã-Bretanha.

[SAIBAMAIS]A associação de Saunders, no entanto, afirmou nesta quarta-feira não ter recebido qualquer convite por parte do Vaticano.

Chris Daly, de 45 anos, indicou por sua vez que os abusos que sofreu nos anos 70, em um orfanato na Escócia mantido por monjas, "projetam uma sombra tão longa quanto a própria vida".

"Estou furioso com o que aconteceu. As pessoas gostam de dizer que são fatos históricos, do passado, mas a pessoa vive com essa herança permanentemente", acrescentou.

Uma coalizão de vítimas de abusos sexuais, defensores do aborto, partidários da ordenação de sacerdotes mulheres e opositores ao custo da visita do papa, organiza uma manifestação no sábado em Londres.