Jornal Correio Braziliense

Mundo

Relatório mostra que EUA enfrentam ameaças de terrorismo interno

Terroristas que moram nos Estados Unidos se transformaram em uma das principais ameaças enfrentadas pelos Estados Unidos desde os ataques de 11 de setembro de 2001, destaca um relatório divulgado nesta sexta-feira.

O documento do centro de análise Bipartisan Policy Center;s National Security Preparedness Group afirma que cidadãos americanos e residentes no país têm adotado um "cada vez mais proeminente papel no planejamento e operações... sob a liderança da Al-Qaeda e de grupos similares".

"Cada vez mais e mais americanos têm relações com estes grupos", indica o relatório do centro de análises que tem sede em Washington.

[SAIBAMAIS]No panorama das ameaças contra os Estados Unidos também aumentou a diversificação dos tipos de militantes extremistas nos Estados Unidos, e dos grupos aos quais estes militantes são afiliados.

"Atualmente os extremistas nos Estados Unidos não têm nenhum perfil social, étnico, econômico, educacional ou social", completa.

O documento foi elaborado após a compilação de entrevistas com um amplo número de funcionários contraterroristas do governo dos Estados Unidos.