Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã vai libertar em breve americana detida há mais de um ano

TEERÃ - Sarah Shourd, detida em julho de 2009 ao lado de outros dois americanos na fronteira entre o Irã e o Curdistão iraquiano, será libertada em breve, mas a data da liberação ainda está sendo discutida, segundo o governo iraniano.

"Com a chegada do Aid al Fitr (que marca o fim do mês do Ramadã nesta sexta-feira), decidimos libertar em breve esta senhora para que se reúna com sua família", declarou Ramin Memanparast, porta-voz do ministério das Relações Exteriores ao canal iraniano Press-TV, que tem programação em inglês.

Mas ele acrescentou que os detalhes e a data da liberação ainda dependem de algumas conversações.

A jovem de 30 anos foi detida ao lado de outros dois americanos, Shane Bauer e Josh Fattal, por tropas iranianas no dia 31 de julho de 2009, depois que o trio cruzou a pé a fronteira iraniana procedente do vizinho Curdistán iraquiano.

Os três afirmam que atravessaram a fronteira por engano, depois que se perderam quando faziam uma trilha. Mas o governo iraniano não aceitou a explicação e acusou os americanos de espionagem e entrada ilegal no país.

Uma fonte do ministério da Cultura anunciou que Sarah Shourd será liberada na manhã de sábado, segundo a agência oficial Irna.