O piloto de um avião comercial com 81 pessoas a bordo fez um pouso de emergência "milagroso" em uma área deserta na Sibéria, depois de uma pane elétrica total, informaram as autoridades nesta quarta-feira.
O Tupolev TU-154 seguia para Moscou na terça-feira em altitude de cruzeiro quando foi obrigado a baixar: os instrumentos de navegação entraram em pane e os flaps das asas falharam.
Os 72 passageiros, incluindo três crianças, e os três membros da tripulação entraram em estado de choque, mas não se feriram. O piloto conseguiu manejar a aeronave até uma pista de pouso desativada coberta pela vegetação.
"Depois da pane elétrica, a tripulação foi forçada a aterrissar o avião. O pouso foi manual, sem contato por rádio", relataram as autoridades russas em um comunicado.
O piloto conseguiu descer na pequena pista, construída para o pouso e decolagem de helicópteros, e avanço ainda 200 metros pela floresta até parar a aeronave.
O avião era operado pela companhia Alrosa Mirny Air Enterprise, pertencente à Alrosa.
A agência ITAR-TASS anunciou que todos os passageiros já haviam embarcado e chegado com segurança a Moscou - à exceção de um casal, que preferiu seguir vigem de trem depois do acidente.