Jornal Correio Braziliense

Mundo

Famoso apresentador de TV é assassinado no Afeganistão

Um célebre apresentador da televisão estatal do Afeganistão foi assassinado no domingo perto da própria casa em Cabul. "No domingo à noite, alguém ligou para Sayed Hamid Noori e pediu que ele descesse de seu apartamento. O corpo foi encontrado pouco depois na entrada de uma mata perto da casa", declarou o chefe adjunto de polícia de Cabul, Khalilullah Dastyar.

"Noori recebeu várias facadas e foi decapitado", afirma um comunicado da associação afegã de defesa dos jornalistas CSJ. Dastyar não confirmou nem negou a decapitação e disse que a vítima provavelmente foi atacada por um conhecido, já que seguiu para o encontro imediatamente após a ligação telefônica.

Sayed Hamid Noori, 45 anos, que era vice-presidente da Associação Nacional dos Jornalistas do Afeganistão, apresentava o telejornal da Rádio e Televisão Nacional (RTA), mas também era conhecido pelo ativismo em grupos de oposição ao presidente Hamid Karzai.

Em 2004 deixou temporariamente a RTA para ser o porta-voz de Mohammed Yunus Qanooni, presidente da Câmara Baixa do Parlamento, um dos rivais de Karzai na eleição presidencial de 20 de agosto de 2009.

Uma investigação está em curso, mas os talibãs já atacaram muitas vezes jornalistas e, às vezes, o governo também é acusado pelas associações de defesa da imprensa.

Segundo outra associação de defesa da imprensa, a Nai (a pena), 27 jornalistas morreram no Afeganistão desde o início da guerra em outubro de 2001, incluindo 12 afegãos.