MADRI - A seguir os principais pontos do anúncio de um cessar-fogo da organização separatista armada basca ETA deste domingo (5/9), recebido pela emissora britânica BBC e pelo jornal separatista basco Gara.
"ETA faz saber que há alguns meses tomou a decisão de não executar ações armadas ofensivas".
"ETA reafirma o compromisso com uma solução democrática (...) para que, através do diálogo e da negociação, nós cidadãos bascos possamos decidir nosso futuro de forma livre e democrática".
"Se o governo da Espanha tiver vontade, ETA está disposto, hoje como ontem, a concordar com condições democráticas mínimas necessárias para empreender o processo democrático".
"Assim também fazemos saber à comunidade internacional. A ela fazemos um pedido para que responda com responsabilidade histórica à vontade e compromisso do ETA, para que tome parte na articulação de uma solução duradoura, justa e democrática para este secular conflito político".
"Esgotado o marco autonômico, ao Povo Basco chegou a hora de realizar a mudança política, o momento de construir para Euskal Herria o marco democrático, seguindo o desejo da maioria da cidadania basca".