Viena - A mais célebre blogueira de Cuba, Yoani Sanchez, foi nomeada nesta sexta-feira (3/9) "heroína da liberdade de imprensa no mundo" pelo Instituto International da Imprensa (IPI), por ter desafiado as restrições impostas à imprensa no país e ter defendido a liberdade da palavra.
"O trabalho extremamente importante de Sanchez nos dá uma ideia do que é um mundo fechado", declarou em comunicado Alison Bethel McKenzie, diretora do IPI, com sede em Viena. Ela "representa um futuro no qual o poder da internet poderá ser utilizado para promover a liberdade de expressão".
Yoani Sanchez tomou, em 2007, a iniciativa de abrir um blog, Generation Y, que conta no momento com mais de um milhão de leitores. No entanto, o acesso ao site foi proibido em Cuba, em 2008.
Para remediar a situação, Sanchez envia os comentários por meio de correio a amigos no exterior que os colocam na internet.
Em 2008, a célebre revista americana Time a classificou entre as cem pessoas mais influentes do planeta. Em 2009, o blog foi citado como um dos 25 melhores do ano.
O IPI escolheu este ano oito "Heróis da liberdade de imprensa no mundo" no Sri Lanka, em Gâmbia, Turquia ou África do Sul, elevando a 60 o número de pessoas já contempladas, para celebrar o 60; aniversário.
O instituto organizará o congresso anual em Viena e em Bratislava entre 11 e 14 de setembro.