Dez rebeldes morreram nesta sexta-feira (3/9) por disparos de dois aviões sem piloto americanos na zona tribal do noroeste do Paquistão, perto da fronteira afegã, anunciaram fontes da segurança.
Um primeiro ataque foi contra o acampamento de rebeldes situado nas proximidades de Miranshah, principal cidade d distrito do Waziristão do Norte, conhecida por ser um reduto dos talibãs e de seus aliados de Al-Qaeda.
Pouco depois, aviões teleguiados dispararam três mísseis contra um veículo da localidade de Datta Khel, a 30 km de Miranshah.
As forças americanas mobilizadas no Afeganistão atacam com regularidade usando mísseis por aviões sem piloto os talibãs e insurgentes islamitas relacionados com a Al-Qaeda que se entrincheiraram nas zonas tribais do noroeste de Paquistão.
Os Estados Unidos jamais confirmaram ter cometido ataques com aviões sem piloto no Paquistão, mas suas forças armadas e a CIA são as únicass da região que dispõem desses aparelhos.
Desde agosto de 2008, mais de 1.000 pessoas morreram em mais de 100 ataques de aviões sem piloto no Paquistão, entre eles vários comandantes dos insurgentes. Estas operações aumentam a aversão da população local aos americanos, muito comum no Paquistão.