Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fidel fala sobre ameaça de guerra nuclear a universitários de Havana

Brasília - O ex-presidente de Cuba Fidel Castro, de 84 anos, dá nesta sexta-feira (3/9) uma aula para os estudantes da Universidade de Havana ; a mais tradicional do país. O tema é o risco de uma guerra nuclear no mundo.

Ao chegar à universidade, Fidel foi recebido por estudantes na escada do prédio principal e aplaudido. A ameaça nuclear tem sido tema constante dos últimos discursos do líder cubano. Porém, a imprensa oficial informa que o ato de hoje é político-cultural.

As informações são da Rádio Cuba Internacional, que é estatal. A aula de Fidel será reproduzida na íntegra pelas redes estatais de televisão Cubavisión e Cubavisión Internacional, além das emissoras oficiais de rádio Rádio Havana Cuba e Rádio Rebelde.

No começo do mês, Fidel convocou uma sessão extraordinárioa na Assembleia Nacional de Cuba para discursar sobre as ameaças nucleares. Na ocasião, ele disse que apenas o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será capaz de impedir uma guerra nuclear. ;Um homem terá de tomar uma decisão solitária. É o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama;, afirmou.

Afastado da Presidência de Cuba desde 2006 para se tratar de um problema de saúde, Fidel reapareceu em público nos últimos meses. Recentemente, o líder cubano afirmou ter ficado ;entre a vida e a morte; no período em que estava doente, mas não mencionou qual era o diagnóstico que tinha. Ele contou ainda que chegou a pesar cerca de 50 quilos e que atualmente pesa 85 quilos. Ele tem 1,90 metro.

O líder cubano tem feito críticas constantes também às sanções impostas ao Irã por parte da comunidade internacional. Há quase três meses, o Irã está sob restrições econômicas fixadas por parte da comunidade internacional. A pressão, feita pelos Estados Unidos, é para o governo iraniano suspender o desenvolvimento do programa nuclear, que é suspeito de produção de armas atômicas. As autoridades iranianas negam as denúncias.