Jornal Correio Braziliense

Mundo

Incêndio na plataforma é extinto e não há sinais de poluição nos EUA

Nova Orleans - O incêndio que atingiu nesta quinta-feira (2/9) uma plataforma de petróleo no Golfo do México foi extinto, e não há sinais de poluição na zona, informou a Guarda Costeira americana.

"O incêndio foi extinto, os helicópteros da Guarda Costeira estão sobre o local e os navios na região não observaram qualquer tipo de mancha visível na água", disse o comandante Peter Troedsson. "Não há sinais de vazamento, mas continuaremos investigando e vigiando a situação para ter certeza de que está tudo bem", destacou o oficial da Guarda Costeira.

Os 13 funcionários a bordo da plataforma haviam assinalado, em um primeiro momento, a existência de uma mancha de petróleo de 1,5km de comprimento por três metros de largura, que não foi localizada pela Guarda Costeira.

A plataforma está situada 130km ao sul de Vermilion Bay, na Louisiana, e opera em águas pouco profundas (135m).

O acidente ocorre quatro meses após a explosão e posterior naufrágio da plataforma ;Deepwater Horizon; da BP, também situada no Golfo do México, que matou 11 pessoas e deflagrou o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.