Jornal Correio Braziliense

Mundo

Abbas a Netanyahu: não haverá negociações se a colonização for retomada

Washington - O presidente Mahmud Abbas disse ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que as negociações diretas, relançadas nesta quinta-feira (2/9) em Washington, cessariam se Israel recomeçasse a colonização, informou um dirigente palestino.

"O presidente afirmou claramente que sem o fim da colonização, não poderíamos dar prosseguimento às negociações, afirmou Nabil Chaath a um grupo de jornalistas ao final de um encontro entre Abbas e Netanyahu, que marcou a retomada do diálogo direto, no Departamento de Estado, em Washington, após 20 meses de interrupção.

"Para nós, a questão da colonização é primordial. Depende disto o prosseguimento ou a paralisação das negociações", acrescentou Chaath. "Em relação à colonização, importantes divergências nos opõem ainda. Os israelenses nos disseram que era difícil ;resolver de vez", uma eventual manutenção do congelamento da colonização que expira no final de setembro, prosseguiu.

Netanyahu repetiu nesta terça-feira, em Washington, que o congelamento, em vigor há dez meses, terminaria no fim de setembro como previsto, despertando uma violenta reação palestina.