Três dias antes do fim oficial da missão bélica dos Estados Unidos no território iraquiano, o presidente Barack Obama disse neste sábado que o Iraque agora é uma nação "soberana" para decidir seu próprio destino.
"Nesta terça-feira, após mais de sete anos, os Estados Unidos concluirão sua missão de combate no Iraque e darão um passo importante para concluir a guerra iraquiana", destacou Obama em seu programa semanal de rádio.
O presidente, que neste sábado passa seu último dia de férias na ilha de Martha;s Vineyard, em Massachusetts, fará na terça-feira, no Salão Oval da Casa Branca, um discurso à Nação dedicado ao Iraque.
"Como candidato a este cargo, prometi terminar a guerra no Iraque. Como presidente, estou fazendo isto. Já trouxemos para casa mais de 90 mil homens desde que assumi a presidência".
As tropas americanas foram reduzidas a menos de 50 mil homens no Iraque, como parte da "retirada responsável", sete anos após a invasão que derrubou Saddam Hussein.
Os Estados Unidos lideraram a invasão do Iraque em março de 2003, em busca de armas de destruição em massa que jamais foram encontradas.