Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chile: mineiros estão desidratados e perderam muito peso

Os 33 mineiros presos há 21 dias a 700m de profundidade em uma mina no norte do Chile estão desidratados e perderam muito peso, mas a situação médica continua "razoável", disse nesta quinta-feira (26/8) o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.

"A situação médica continua razoável", disse Mañalich, ao entregar o mais recente relatório sobre a saúde do grupo de mineiros. "Com as avaliações clínicas que pudemos fazer através do nosso ;agente médico; abaixo, temos uma ideia bastante clara de que sofrem de desidratação e perderam muito peso", disse o ministro. No entanto, isso não os impediu de fazer brincadeiras, acrescentou.

O agente médico a quem se refere Mañalich é o mineiro Jonny Berríos, que com alguns conhecimentos de enfermagem foi indicado pelas autoridades para reportar do interior da mina a situação de saúde dos operários, que nesta quinta-feira completam 21 dias debaixo da terra.

Os mineiros perderam entre oito e 10 quilos cada durante os 17 dias em que se alimentaram de forma deficiente antes de serem contatados, no domingo.