O partido Rússia Unida (governo) lançou nesta quinta-feira (26/8) um apelo inédito ao presidente, Dmitri Medvedev, para que "suspenda a construção de um trecho de uma autoestrada" numa floresta da região de Moscou, poucos dias depois da que foi considerada mobilização sem precedentes da sociedade civil.
Medvedev anunciou logo depois a suspensão da construção, segundo as agências russas. "Nossos cidadãos, entre eles representantes do partido no poder e da oposição, organizações civis e técnicos, dizem que é preciso fazer uma nova análise" do projeto, disse num vídeo colocado on-line no site do Kremlin.
"O Rússia Unida havia dirigido ao presidente da Rússia a solicitação de interromper a construção da autoestrada por meio da floresta de Jimki", anunciou o partido em comunicado divulgado no site.
O Rússia Unida, presidido pelo primeiro-ministro Vladimir Putin e com maioria no Parlamento, limita-se, normalmente, a aprovar as decisões do Kremlin sem apresentar objeções.
Cerca de duas mil pessoas participaram no domingo de um show no centro de Moscou, proibido pelas autoridades, para protestar contra o projeto de construção do trecho da estrada passando pela floresta de Jimki, no norte da capital russa.