Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cantora que transmitiu Aids a parceiro escapa da prisão

A estrela da música pop alemã que escondeu ser soropositiva e que transmitiu o vírus da Aids a um de seus amantes foi condenada nesta quinta-feira (26/8) a dois anos de prisão com sursis, ou seja, com suspensão condicional da pena. Nadja Benaissa, de 28 anos, cantora do grupo No Angels, foi condenada por um tribunal de Darmstadt (oeste) por agressão mediante transmissão da Aids.

Também foi declarada culpada por tentativa de agressão por ter mantido em duas ocasiões relações sexuais sem proteção com outro homem. Benaissa não conteve as lágrimas ao ouvir o veredito do juiz Dennis Wacker. "Uma pena de dois anos com condicional é apropriada para impressionar a acusada", comentou o juiz, destacando que a contaminação "não foi intencional".

O advogado da cantora, Oliver Wallasch, afirmou que sua cliente foi irresponsável, mas considerou que o caso representa um princípio de responsabilidade compartilhada. "Podemos dizer que estamos satisfeitos com a sentença", declarou.

A associação alemã de defesa e luta contra a Aids Deutsche Aids-Hilfe afirmou que "lamenta profundamente" a sentença, que segundo a mesma vai provocar "danos dramáticos", estigmatizando os soropositivos.

Relações sem proteção
A estrela pop admitiu no início do julgamento ter mantido relações sexuais sem proteção com três pessoas, entre 2000 e 2004. O médico Josef Eberle afirmou ser praticamente certo que Nadja Benaissa infectou o demandante, já que a cepa do HIV é a mesma nos dois casos, e é uma cepa muito rara na Alemanha. "Sinto muito", declarou a cantora no tribunal de Darmstadt no início do processo. "Foi algo mais que um descuido (...) foi um grave erro", completou.

Benaissa poderia ter sido condenada a uma pena máxima de 10 anos de prisão, mas o promotor Peter Liesenfeld pediu dois anos de prisão condicional por considerar que a acusada admitiu a responsabilidade.

Desde sua prisão em abril de 2009 em uma discoteca de Frankfurt, a imprensa publica que Nadja Benaissa é portadora do HIV, sem respeitar o direito à privacidade.

A cantora, filha de pai marroquino e mãe alemã, teve uma juventude muito turbulenta. Viciada em crack aos 14 anos, chegou a morar nas ruas. Ela soube que era soropositiva aos 16 anos, quando estava grávida de três meses. A filha não contraiu a doença.

No angels
Nadja Benaissa ficou famosa com o grupo feminino No Angels em 2000, graças a um programa de televisão. O grupo fez bastante sucesso, especialmente na Europa Central, antes da separação em 2003. O No Angels retornou em 2007.