Jornal Correio Braziliense

Mundo

Água começa a baixar na fronteira China-Coreia do Norte após inundações

O nível das águas no lado chinês da fronteira com a Coreia do Norte começou a baixar nesta segunda-feira, depois das inundações que obrigaram a evacuação de mais de 250.000 pessoas; os meteorologistas, no entanto, preveem mais chuvas sobre esta região nos próximos dias.

"A inundação retrocede e as operações de limpeza prosseguem", declarou à AFP um membro dos serviços de controle de enchentes.

As chuvas torrenciais deixaram quatro mortos e forçaram a evacuação de 253.000 pessoas na província de Liaoning (nordeste).

As trombas d;água da semana passada fizeram transbordar o rio Yalu, que marca a fronteira entre os dois países, destruindo casas, estradas e campos nas duas margens.

Neste momento, o Yalu está "abaixo do nível de alerta", e algumas pessoas já conseguiram voltar para casa, segundo as autoridades.

No lado norte-coreano, a imprensa oficial informou que o líder Kim Jong-Il havia mobilizado o exército para uma operação de salvamento em Sinuiju, onde 5.000 pessoas foram evacuadas e várias partes da cidade ficaram "completamente submersas".

Segundo a agência oficial KCNA, muitos habitantes se refugiaram nos telhados de suas casas e nas colinas.