Milhares de argentinos se deleitaram neste sábado (21/8) com um concerto gratuito do diretor argentino-israelense Daniel Barenboim e sua West-Eastern Divan Orchestra, integrada por músicos israelenses e palestinos, oferecido por ocasião de uma visita a Buenos 60 anos depois de sua estreia no mundo da música.
"É necessário que os governos, ao invés de lamentar que a cultura é muito cara, invistam na educação musical", afirmou Barenboim, ao término do concerto que reuniu cerca de oito mil pessoas ante o Obelisco de Buenos Aires.
O fundador da West-Eastern Divan Orchestra, que nasceu de sua vontade de promover a coexistência e o diálogo intercultural no Oriente Médio, reiterou ante seus admiradores seu compromisso com a luta pela paz nessa região tão conflituosa. "O fim tem de ser a paz e a aceitação do outro", afirmou, dando como exemplo a experiência da orquestra que criou, em 1999, junto ao falecido intelectual palestino Edward Said.
Barenboim está na Argentina para uma série de dez apresentações no Teatro Colón de Buenos Aires, que coincide com o 60o. aniversário de sua estreia como músico, aos 7 anos, na capital argentina, dois anos antes de se mudar com sua família para Israel.