Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chile, Bolívia e Brasil inaugurarão em novembro corredor bioceânico

Chile, Bolívia e Brasil inaugurarão em novembro um corredor bioceânico que unirá os três países em mais de quatro mil quilômetros de extensão, anunciou hoje (18/8) o presidente chileno, Sebastián Piñera.

"Concordamos com o presidente Lula e Evo Morales (Bolívia) em inaugurar em novembro um corredor bioceânico", disse Piñera em um encontro com jornalistas de veículos da imprensa estrangeira.

O corredor "vai unir o Porto de Santos (Brasil) no Atlântico com os Portos de Arica e Iquique (Chile) no Pacífico", e se estenderá por quatro mil quilômetros de estradas, explicou o presidente. "Essa é uma amostra de como os países, quando unem forças, são capazes de superar divisões do passado e enfrentar juntos os desafios do futuro", disse Piñera.

Chile e Bolívia interromperam relações diplomáticas em 1978, por não terem chegado a um acordo para estabelecer uma saída ao mar pela costa do norte chileno, que os bolivianos perderam ao participar, junto com o Peru, de uma guerra contra o Chile no fim do séxulo XIX.

A inauguração do corredor ocorrerá em novembro em uma cidade da Bolívia não informada pelo presidente chileno, apesar de a estrada atravessar as regiões bolivianas de Santa Cruz, Cochabamba e Oruro.