O novo embaixador americano, James Jeffrey, assumiu as funções em Bagdá, apresentando as credenciais ao presidente iraquiano Jalal Talabani e ao chefe da diplomacia iraquiana Hoshyar Zebari, anunciou hoje (18/8) a embaixada americana. Ele vai suceder a Christopher Hill, que ficou 16 meses em Bagdá.
Especialista em mundo árabe e, sobretudo, em Iraque, onde foi "número dois" da embaixada entre junho de 2004 e março de 2005, depois adido, entre março e junho de 2005, James Jeffrey assume em um período particularmente delicado.
O país atravessa uma profunda crise com a incapacidade de os principais partidos políticos iraquianos chegarem a um acordo para formar um novo governo, cinco meses após as eleições legislativas, em 7 de março.
O impasse se prolonga, ao mesmo tempo em que as forças americanas finalizam a missão de combate em 31 de agosto. Ainda que 50 mil homens permaneçam até dezembro de 2011, eles vão, sobretudo, se ocupar da formação do jovem exército iraquiano e da polícia.
"É uma grande honra voltar ao Iraque. Vou reencontrar velhos amigos, reforçar as relações com os dirigentes iraquianos e aprofundar nossas ligações em longo prazo com essa terra histórica", afirmou Jeffrey.
Ele é o quinto embaixador americano desde a invasão conduzida pelos Estados Unidos em 2003, que conseguiu tirar o antigo ditador Saddam Hussein do poder.
James Jeffrey foi, anteriormente, embaixador na Turquia, e entre 2002 e 2004 na Albânia, tendo também ocupado o cargo no Kuwait.