O governo dos Estados Unidos anunciou hoje (16/8) que não concederá mais permissão de exploração de petróleo em águas profundas sem uma ampla investigação do impacto sobre o meio ambiente, informou nota do Ministério do Interior.
O ministério informou que restringirá a concessão de prospecção de petróleo no mar a apenas projetos com "consequências limitadas sobre o meio ambiente".
Esses tipos de licença não poderão ser dados a programas de exploração em águas profundas como os da plataforma Deepwater Horizon que explodiu no fim de abril, provocando a mancha de óleo mais grave da história do país.
Para a concessão será exigida uma investigação ambiental e, mesmo assim, após o estabelecimento de uma nova política de autorização.
O governo do presidente Barack Obama realiza uma revisão plena da política de autorização de trabalhos de prospecção e exploração. Ao mesmo tempo, uma moratória sobre a perfuração em águas profundas vigora até 30 de novembro.
"Estamos prestes a estabelecer uma agência de supervisão independente (...) com uma regulamentação mais severa. Essas mudanças visam a responsabilizar os operadores de modo a que o país e a indústria de petróleo estejam totalmente preparados para uma tragédia do tipo da Deepwater Horizon", afirmou Michael Bromwich, diretor do Birô de Gestão dos Recursos Energéticos dos Oceanos.