Brasília - O governo russo anunciou nesta sexta-feira (13/8) que vai começar a fornecer combustível para a Usina Nuclear de Bushehr, no Irã, a partir da próxima semana. Não há informações de quando o reator estará operando com capacidade total, de acordo com a agência BBC Brasil.
A Rússia tem cooperado com a construção da primeira usina nuclear iraniana desde meados dos anos 90, apesar da apreensão que o programa nuclear do país tem gerado em grande parte da comunidade internacional.
A previsão é de que o combustível seja carregado no reator no dia 21 de agosto quando, de acordo com o governo russo, o local passará a ser considerado oficialmente como uma instalação nuclear.
Apesar de localizada no Irã, a usina será administrada pela Rússia, responsável ainda por fornecer combustível e recolher o lixo atômico produzido. Por essa razão, especialistas em energia nuclear afirmam que há baixo risco imediato de que o reator seja usado na construção de armas nucleares.
A Rússia permanece como principal fornecedor de armas e de tecnologia para o Irã, mesmo depois que Moscou apoiou um novo pacote de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) ao país. O objetivo é aumentar a pressão internacional para que Teerã abandone o programa de enriquecimento de urânio.